A importância do blog para o seu site

O blog é uma ferramenta que tem potencial de ajudar uma empresa a ganhar autoridade, aparecer no topo dos buscadores e, é claro, vender mais.

Não importa se sua empresa é pequena ou uma multinacional. A importância do blog é inegável em ambos os casos e este conteúdo explica o porquê.

Fundamental em qualquer estratégia de marketing, o blog voltou a ganhar popularidade a partir do adoção massiva do marketing de conteúdo em meados de 2009. Até então, os blogs eram associados a pessoas físicas e pouco utilizados para gerar negócios para empresas.

Com o crescimento do digital, o blog se tornou uma ferramenta indispensável em estratégias de marketing. 

Além de estabelecer laços entre sua empresa e seus clientes em potencial, este recurso faz com que mais pessoas cheguem até seu negócio organicamente, sem necessidade de prospectá-las ou atraí-las através de anúncios.

Ao mesmo tempo, o blog oferece um espaço para que sua empresa possa compartilhar conteúdos oportunos, atualizações e tendências relevantes do seu setor e, desta forma, seja vista como referência. 

Ao transmitir confiança e know how através do blog, a empresa ganha autoridade para sua sua marca e influencia também na decisão de compra de quem está consumindo seus conteúdos.

Para isso, porém, é preciso criar uma estratégia clara e bem definida, alinhada à jornada de compra e à intenção de busca do usuário.

Abaixo, explicamos um pouco melhor os motivos pelos quais o blog é uma ótima ferramenta. São os 5 principais benefícios de um blog de conteúdo.

1- Gerar autoridade para a empresa

Os blogs em sites institucionais trazem pautas e assuntos relacionados à empresa. Ao escrever conteúdos relevantes sobre tais temas, a empresa demonstra toda sua experiência e diz para o mercado que realmente sabe do que está falando.

Essa é uma maneira eficiente de gerar autoridade para o seu negócio e passar a ser visto como referência, o que te ajuda a vender mais!

Mas lembre-se: para escrever bons conteúdos, você precisa conhecer as técnicas de Copywriting.

2- Melhorar o posicionamento no Google

Alguns dos critérios de avaliação para rankeamento de páginas nos mecanismos de busca estão ligados diretamente ao conteúdo publicado.

Os algoritmos que indexam as páginas avaliam a qualidade e relevância do conteúdo de um site através de alguns critérios:

  • Uso de palavras-chave que explicam o conteúdo
  • Tamanho das frases no texto
  • Estrutura do conteúdo (uso de subtítulos, listas e imagens)
  • Links internos e externos
  • Escaneabilidade (facilidade de leitura)

Quanto mais otimizado é um conteúdo, maior a chance de um bom rankeamento, ou seja, maior o tráfego orgânico.

3- Aumentar a captação de lead e as taxas de conversão

Os blogs de conteúdo são uma arma importante para vender mais, pois ao trazer autoridade para a empresa e fazer com que seu site apareça como um dos principais resultados na busca do Google, ele te ajuda a ficar mais próximo dos potenciais clientes.

Se você colocar em prática uma boa estratégia de Inbound Marketing, conseguirá capturar as informações desses potenciais clientes para criar réguas de nutrição e, mais tarde, convertê-las em vendas.

Para isso, você precisa adicionar alguns CTA (Call to Action) na página, formulários de conversão e botões de contato que te ajudem a capturar o lead.

4- Facilitar o processo de vendas

Nem todas as pessoas que entram em seu site estão preparadas para comprar. Algumas delas nem sabem que precisam da sua solução. Por isso, um dos papéis do blog é prepará-los, os ajudando a avançar pelos estágios do Funil de Vendas até que cheguem na decisão de compra.

Acompanhando a página, esse potencial cliente mantém contato com a sua empresa e é conquistado aos poucos, ao mesmo tempo que fica na mente dele para quando chegar o momento da compra.

5- Trazer resultados sustentáveis

Uma estratégia sólida de conteúdo pede que o blog seja sempre atualizado para continuar gerando os resultados esperados. Afinal de contas, ela é uma estratégia para resultados a médio e longo prazo.

Contudo, mesmo que, se por algum motivo, você não possa atualizar o blog de sua empresa por um tempo, ainda assim ele continuará gerando resultados. Os conteúdos publicados seguirão no ar mantendo os recursos da publicação, guardando a autoridade das páginas e gerando tráfego orgânico.

Mas, de toda maneira, o ideal é que você continue publicando conteúdos relevantes para vender cada vez mais!

E aí, gostou desse artigo? Comente aqui embaixo sobre a sua experiência com os blogs de conteúdo. Mas, se não sabe como implementar uma estratégia de conteúdo em seu site, entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar a vender como nunca!

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