Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nas últimas semanas tem sido a série sul-coreana da Netfix Squid Game, chamada no Brasil de Round 6. E pode não parecer num primeiro momento, mas ela traz alguns insights relacionados ao mundo dos negócios, em especial à área de marketing.
Em um artigo publicado no site Entrepreneur, Pierre Subeh, colaborador do Entrepreneur Leadership Network e fundador e CEO da X Network, indica as 3 lições que considera mais importantes.
1- O boca a boca funciona
A Round 6 prova que o boca a boca – ou seja, a transmissão de informações para conhecidos e até desconhecidos – apesar de ser uma técnica antiga, pode ser o principal fator de liderança na publicidade.
“Infelizmente, as empresas de marketing não podem comprar ou garantir o boca a boca, então geralmente ele é feito de forma orgânica, mas com mídia social sendo tão acessível às marcas, as empresas agora podem tentar desencadear uma onda de tendências para obtê-lo”, avalia Subeh.
Segundo ele, com os feeds de notícias inundados por postagens sobre o mesmo tema, as pessoas acabam se sentindo “forçadas” a acompanhar para poderem se relacionar com a comunidade ao redor e entender as piadas que estão sendo contadas e os memes que estão surgindo.
“Nenhuma campanha publicitária paga em qualquer escala poderia alcançar o sucesso que Squid Game alcançou usando apenas o boca a boca, e há uma psicologia que apoia isso. Nós, humanos, queremos compartilhar algo estranho como este violento jogo da morte com nosso círculo de amigos e familiares; isso nos dá algum tipo de prazer e é um ótimo ponto de partida para uma conversa”, acrescenta o empresário.
2- TikTok é uma arma poderosa
De acordo com Subeh, a rede social chinesa TikTok não apenas reinventou a forma como as organizações alcançam seu público, mas também estabeleceu um novo padrão de como devem abordar os consumidores – já que que agora eles querem marcas com as quais possam se relacionar e sentir uma conexão mais profunda.
“Se você conseguir ter sorte ao ver uma tendência relacionada à sua marca se tornar viral no TikTok, provavelmente terá sucesso financeiro. A Round 6 pegou uma quantidade fascinante de tração na plataforma, quase formando um exército de telespectadores que defendem e compartilham piadas internas”, explica ele,
“A grande vantagem é que a única maneira de entender as piadas que estão se tornando virais é assistir ao programa, por serem muito específicas. Isso pode funcionar muito bem para uma estratégia de marketing. Torne sua campanha tão única e específica que transforme seu público em defensores da história”, indica o especialista.
3- O que o público quer não é óbvio
Subeh diz que a terceira e mais importante lição que a série da Netflix ensina é que realmente não se pode prever o que os consumidores querem a seguir até que eles mesmo mostrem. “Parece um pouco filosófico, mas a realidade é que às vezes não sabemos realmente o que queremos até que recebamos algo que descobrimos que queremos”, explica.
“A Round 6 redefiniu os limites de um programa de TV, revolucionando a maneira como visualizamos e interagimos com o conteúdo. O conteúdo regular pode chamar a atenção para o seu negócio, mas um conceito realmente forte, intrigante e inovador, pode torná-lo viral, resultando em muito marketing gratuito”, completa.
Redação com Época NEGÓCIOS